quarta-feira, 6 de maio de 2009

Poder – Quem o detém?

Desde os primórdios dos tempos a inteligência é a arma que o homem utiliza para se manter superior aos demais animais e até mesmo sobre a natureza. Essa inteligência pode se materializar em acúmulo de conhecimento e se transformar em tecnologia e benefícios para a humanidade.
As civilizações sempre se impuseram perante o mundo utilizando o poder do conhecimento, que por sua vez se transformaram em armas, guerras pelas conquistas culturais, econômicas e de territórios. Basta observar o controle que os Estados Unidos sempre exerceram sobre o resto do mundo em virtude de seu acúmulo de conhecimento, tecnologia e capital. Vale lembrar que atualmente esse quadro vem mudando.
Assim como em outros momentos da história, atualmente quem detém a informação, o conhecimento, o saber tem o poder proporcional à importância e ao uso que faz dessa informação.
O indivíduo que acumula conhecimento em qualquer que seja a área de atuação possui capacidade superior de se destacar em relação aos seus semelhantes.
Dessa maneira, quem detém a informação em qualquer lugar que esteja tem o poder de se impor aos demais.
Na mídia, seja impressa ou eletrônica, a informação é a moeda que move esse mercado e os demais que são influenciados por ela.
Nesse caso, concluo que a educação como processo de desenvolvimento humano deveria ter lugar de destaque na sociedade, mas o que assisto é o descaso dos governantes, quiçá da sociedade.
Se o conhecimento confere ao indivíduo poder, ao contrário, a ignorância lhe permite ser moldado, ludibriado, açoitado pelos que detém o poder. Muitos foram os governantes que atearam fogo ao instrumento do saber, apesar de serem leitores assíduos e se imbuírem de todo e qualquer conhecimento que fosse necessário.
Diante desses fatos é compreensível que empresas disputem ferozmente, cartela de bons clientes e informações que, com certeza lhe trarão benefícios. E é compreensível também, que os governantes não se preocupem em atribuir à sociedade educação de qualidade.
Portanto, sejam vocês mesmos os precursores do seu próprio saber, invista no conhecimento, porque quem tem a informação tem o “poder”.

2 comentários:

  1. O conhecimento é a ferramenta mais importante e a que pode fazer o individuo sentir-se e/ou tornar-se poderoso, principalmente num mundo capitalista e globalizado. Sempre foi assim e sempre funcionou como moeda de troca em todas as areas. O mais importante é que as pessoas aprendam a utilizar esse poder para coisas realmente importantes e que tragam não só um benefício próprio, realizações pessoais e materiais, mas que tragam também melhorias sociais, espirituais, humanitarias de ajuda ao próximo. Só assim o poder do conhecimento teria o seu sentido por completo. bjos Liliane

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Liliane, a sabedoria em utilizar essa ferramenta é fundamental para o crescimento social, mas antes disso, o indivíduo precisa tomar consciência da necessidade de se imbuir de conhecimento/informação.

    Bjs

    ResponderExcluir